Haloterapia

O Centro Haloterapia

O que é a Haloterapia?

A HALOTERAPIA consiste na exposição e inalação de micro partículas de aerossol seco de cloreto de sódio farmacológico.
Para além de se tratar de uma sala com 3,5t de sal de mina, dispomos de um equipamento (Halogerador) que ao longo da sessão vai esmagar o sal em partículas microscópicas , ionizando-as e libertando-as para o ambiente da sala.
As partículas com tamanhos entre os 0.1 e os 2.5 micrómetros, chegam aos pulmões ao nível dos alvéolos.

O tratamento é feito com um calculo cúbico de exposição ao sal, controlado pelo halogerador, permitindo regular a intensidade da terapia adaptada a cada sintomatologia a tratar. Assim, a exposição ao ambiente de minúsculas partículas de sal promovida pela HALOTERAPIA, permite uma importante melhoria do sistema respiratório, entre outros benefícios para a saúde.

A concentração do aerossol varia entre os 0.5 e 15mg/ m3.

O que é a Haloterapia?

Como a Haloterapia o pode ajudar?

Mais de 40% da população global têm sintomas respiratórios significativos. As queixas alérgicas atingem cerca de um quarto da população. Estes números confirmam-se em Portugal e são dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) e da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR).

Pode contar com a Haloterapia para ajudar a aliviar os sintomas e ajudar no tratamento das seguintes patologias:

Asma brônquica, bronquite crónica, rinite, sinusite, enfisema, amigdalite, otite média, faringite, tosse, febre do feno, fibrose cística e repetidas infeções virais.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA HALOTERAPIA:
- Limpar o muco das vias respiratórias, removendo a obstrução do fluxo de ar
- Melhorar o mecanismo de depuração dos mucos
- Reduzir a hiperactividade brônquica
- Melhorar a função pulmonar e o desempenho do sistema respiratório
- Fluidificar as secreções
- Reduzir o edema da mucosa nasal, permitindo a drenagem dos seios perinasais
- Fortalecimento do sistema imunitário, reduzindo as reações alérgicas aos pólenes


QUANTAS SESSÕES SÃO RECOMENDADAS?

Cada caso é diferente, mas para atingir resultados duradouros é recomenda a realização de um conjunto de tratamentos.
De acordo com a experiência, os especialistas recomendam:

- Para casos mais agudos, tais como asma, bronquite, sinusite, alergias fortes: 10 a 30 sessões, devendo as primeiras sessões serem efetuadas com o intervalo máximo de 2 dias

- Para problemas moderados, constipações, infeções dos ouvidos ou outros desconfortos respiratórios, como alergias ligeiras, devem ser realizadas entre 5 a 10 sessões

A eficácia da HALOTERAPIAé maior quando as sessões são realizadas com a periodicidade recomendada.
Após a fase inicial de tratamentos, e quando o cliente sentir melhorias significativas, o intervalo entre sessões pode ser superior.

Deverá repetir o tratamento 3 vezes por ano.

O especialista em alergias, Dr Robert Boyle, do Imperial College, afirma que tem utilizado a Haloterapia no tratamento de pacientes com fibrose cística com bons resultados. Segundo ele: "A concentração salina é usada em crianças com fibrose cística de muco fino. Quando é inalada, ajuda as secreções".
Os tratamentos continuados de Haloterapia podem, entre 70% a 80% dos casos, conduzir à regressão da doença. A doença deixa de se manifestar, podendo inclusive o paciente deixar progressivamente de ter necessidade de usar medicamentos alopáticos à base de químicos no tratamento da Asma (cortisona, esteroides, etc.), que produzem efeitos secundários, nocivos para o organismo humano. Deste modo melhora extraordinariamente a sua qualidade de vida, sempre sob supervisão do médico.

Como a Haloterapia o pode ajudar?

Como se processa uma sessão de Haloterapia?

As sessões de HALOTERAPIA têm uma duração de 45 minutos, onde o utente usufrui de um ambiente altamente relaxante, sentindo-se numa verdadeira gruta de sal onde paredes e teto são revestidos a sal de mina e o chão tem aproximadamente 15cm de sal.

A sala está equipada com música ambiente, cadeiras confortáveis, iluminação decorativa e não podia faltar para as sessões infantis, a televisão e brinquedos.

Ao utente é dado uma touca e "cobre sapatos" descartáveis para manter a higienização da sala pois trata-se de um ambiente estéril tratado diariamente. Para bebés e crianças pequenas, recomendamos que traga um par de meias suplentes

Depois é deixar que o aerossol do cloreto de sódio libertado faça o seu trabalho.

O tratamento é feito com um cálculo cúbico de exposição ao sal, permitindo regular a intensidade da terapia de acordo a cada sintomatologia a tratar.

Como se processa uma sessão de Haloterapia?

Contactos

Centro de Haloterapia de Aveiro Rua S. Sebastião, 103 A 3810-187 Aveiro

(+351) 234 046 381

(+351) 914 069 715

geral@centrodehaloterapiadeaveiro.com

Desenvolvido por Rilop

© 2021 Centro de Haloterapia de Aveiro